Diretorio de artigos

Olá Visitante

Pesquisar:

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS.

Html | PDF | Imprimir
by: nbdesousa
Total views: 79
Word Count: 871
Date: Mon, 22 Dec 2008 Time: 2:29 PM
0 comments

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS.

Este artigo tem como objetivo transmitir mais algumas informações sobre uma teoria que defendo, onde chamo à participar, discutir, e saber das opiniões dos profissionais da área de Administração de Empresas.

Estamos cada vez mais à procura de métodos e processos para tornar as organizações mais competitivas e acredito que o fator humano vem sendo deixado de lado, principalmente no que se refere ao R & H, criado para o desenvolvimento profissional dentro da empresa, proporcionando condições para que possa haver uma evolução igualitária de todos os profissionais envolvidos.
A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
A área de Recursos Humanos é uma área multidisciplinar onde, sua aspiração maior é a de integrar percepções, sonhos e desejos. Quando nos referimos a integrar, estamos querendo esclarecer ao leigo que a área de Recursos Humanos não é uma área que treina pessoas, que recruta, que avalia, que remunera, que contrata, etc. Isto é o produto míope que ela oferece à organização. A área de Recursos Humanos é muito mais que isto.
Cabe a área de Recursos Humanos integrar os desejos e as crenças dos executivos das empresas (e/ou dos donos), com também os desejos e vontades dos trabalhadores daquela empresa.
E para que isso?
Para tornar a empresa mais flexível, feliz, saudável e competitiva, entre outras.
As organizações do terceiro milênio se distinguirão através dos recursos humanos. E para tal eles deverão estar felizes, comprometidos e altamente preparados para as freqüentes mudanças que com certeza acontecerão. Uma das grandes áreas que recebe a incumbência de administrar este desafio é a área de Treinamento e Desenvolvimento.
Sem muitos detalhes técnicos o que tornaria este artigo muito longo. e não é o caso aqui, vamos deixar claro que “treinamento” significa dizer que é preparar pessoas para os cargos em questão.
Já a área de Desenvolvimento se aproxima mais da educação que é “o preparo da pessoa para a vida e pela vida.
Pelo conceito do professor Chiavenato, podemos afirmar que treinamento é uma ação de Recursos Humanos, pontual e que desenvolvimento é uma ação mais voltada para o futuro do trabalhador, do trabalho e da organização.
A Área de Treinamento e Desenvolvimento no Auxílio da Estratégia das Organizações.
Sendo verdade que está afirmado acima, esta área é estratégica. Pois lida com o alcance dos objetivos, treina os trabalhadores da organização nos requisitos básicos necessários a fim de competir no mercado altamente competitivo, desenvolve competências, dissemina a cultura, os valores, a missão, a visão, os objetivos, as metas da organização; discute questões de clima organizacional, entre outros; bem como tem principais objetivos:
• Preparar as pessoas para a execução de tarefas peculiares à sua organização;
• Mudar a atitudes das pessoas. Neste ponto esta mudança de atitude tem várias finalidades;
• Desenvolver novas habilidades, conceitos, etc;
• Transmissão de informações;
• Desenvolvimento de conceitos;
• Aumento da produtividade;
• Melhorar a comunicação;
• Diminuir o retrabalho;
• Melhorar o relacionamento interpessoal;
• Preparar as pessoas e a organização no que diz respeito à substituição e a movimentação de pessoas; dentre outros.
Assim, no limite, a área de Treinamento e Desenvolvimento é a responsável pelo “processo de preparação de pessoas para desempenharem de maneira eficaz todas as tarefas específicas do cargo que deverá ocupar.”
Treinamento e Desenvolvimento versus a Era do Conhecimento*
Para finalizar, sabemos que o universo é composto de dados e que estes dados agrupados por classes ou famílias, transformam-se em informação.
No mundo dos negócios, conhecimento é poder.
Porém, o conhecimento deve ser compartilhado e distribuído. Quanto mais informação você compartilha maior é o seu retorno. Tanto para você, quanto para sua organização.
Seguindo esta lógica, cabe a área de Treinamento e Desenvolvimento facilitar que a empresa inteira possa produzir este bem que é o bem mais valioso na nova economia.
Como venho afirmando em vários artigos, após colher diversas informações onde verifico a influência que poderá ser exercida dentro das organizações, tais informações, principalmente melhorando o ambiente de trabalho, e as relações entre todos seus profissionais, observamos que cada vez mais, o objetivo do departamento de recursos humanos nas empresas caminham lado a lado com outros departamentos e até completando-os.
Sendo assim podemos concluir que diversas empresas que se intitulam “Consultorias de R & H”, foram na verdade criadas apenas com o objetivo de exercerem apenas a função de, “agências de empregos sofisticadas”.
Isso por que, apenas angariam currículos, cobram para encaminhamento de profissionais, e não mais acompanham se estes estão sendo treinados para as funções especificas. Após o encaminhamento, fica a critério da organização o desenvolvimento profissional deste contratado, e o acompanhamento e análise de sua evolução dentro da organização.
nbs.administracao@gmail.com


About the Author

FORMAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. Curso de Atualização em: ÉTICA - FACULDADE GETULIO VARGAS RECURSOS HUMANOS - FACULDADE GETULIO VARGAS REPRESENTAÇÕES E CONSULTORIA COMERCIAL PARA EMPRESAS. GESTÃO COMERCIAL. GESTÃO DE PESSOAS. ANALISE E MOTIVAÇAO DE EQUIPES. ADM E GESTÃO TRADE MARKETING. ANALISE E ACOMPANHAMENTO DE DESEMPENHO. GESTÃO EQUIPES COMERCIAIS. ELABORAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E ANALISE DE CAMPANHAS DE PRODUTOS E PROMOÇÕES. ANALISE E IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE TERCEIRIZAÇÃO PALESTRAS PARA EQUIPES DE VENDAS. Administração Voltada em Resultados. 26 ANOS DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA COMERCIAL. PARA CONTATOS: email:nbs.administracao@gmail.com msn: nbsousa_2005@hotmail.com


Rating: Not yet rated

Comments

No comments posted.

Add Comment

Your Name:


Your Email:


Comment






Sandra Luz
351 artigos
nbdesousa
105 artigos
luizeba
86 artigos
profbrenoaguiar
66 artigos
Robson Fernando
65 artigos
Alexandre Vieira
50 artigos
calvete
33 artigos
lchen
31 artigos
Archimedes Marques
29 artigos
Izaara Alvarenga
28 artigos