Diretorio de artigos

Olá Visitante

Pesquisar:

JUSTIÇA DO TRABALHO- MAIS NOTÍCIAS

Html | PDF | Imprimir
by: nbdesousa
Total views: 103
Word Count: 578
Date: Mon, 8 Dec 2008 Time: 3:01 PM
0 comments

JUSTIÇA DO TRABALHO- MAIS NOTÍCIAS

Como já falei anteriormente, todas as notícias e casos debatidos nos tribunais que me são enviadas e achar que sejam de relevância para o assunto de que tratamos, Administração e Gestão de Pessoas, publicarei na integra com suas fontes para que não haja duvidas a respeito. Como já disse informação é tudo que se possa esperar de um bom Administrador. O que fazer com ela é que é o ponto.

Justiça do Trabalho considera discriminatória demissão de 680 empregados na TELEPAR.

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou recurso da TELEPAR – Telecomunicações do Paraná S/A contra decisão que condenou a empresa a readmitir 680 empregados, por entender evidenciada a utilização de prática discriminatória. A condenação baseou-se na Lei nº 9.029/95, vigente à época da despedida, proíbe a adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso ao emprego ou sua manutenção por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar ou idade.
A ação civil pública, com pedido de liminar, foi proposta pelo Ministério Público do Trabalho da 9ª Região a partir de notícia veiculada em jornais e TV informando a dispensa de 680 empregados em um único dia. No procedimento investigatório, concluiu-se que as demissões tiveram nítido caráter discriminatório, porque os empregados dispensados tinham em média 40 anos de idade. Mais da metade tinha mais de 20 anos de serviços prestados à empresa, e muitos se encontravam a poucos meses de adquirir o tempo necessário para requerer a aposentadoria.
O MPT já havia obtido sucesso em outras ações idênticas de demissão em massa por ocasião da privatização das telefônicas, na década de 90, como no Estado do Rio Grande do Norte. O Ministério Público repudiou a atitude da Telepar, por ter a empresa se utilizado de recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador – destinado a gerar empregos para a privatização das teles. Para o MPT, a utilização de recursos desse Fundo se justificava pela previsão de criação de novos postos de trabalho, e a demissão em massa veio na contramão, causando enorme impacto social e psicológico.
O SINTTEL – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas no Estado do Paraná também se manifestou contra a atitude da Telepar, com ressalvas apostas no verso dos termos de rescisão contratual relativas ao direito de reintegração dos dispensados, em decorrência de garantias legais e contratuais. O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) deu provimento parcial à ação civil pública, declarou a nulidade das despedidas e determinou a readmissão dos empregados aos seus postos de trabalho.
No recurso ao TST, a empresa insistiu na reversão da condenação, sem sucesso. A Sexta Turma manteve a decisão do Regional por entender que a demissão não tem respaldo na legislação vigente, que garante o direito do trabalhador de não ser despedido de seu emprego por essas razões
(RR-44722/2002-900-09-00.0)
Fonte: Tribunal Superior do Trabalho, por Lourdes Côrtes, 05.12.2008

nbs.administracao@gmail.com








About the Author

26 anos de atuação na área de Gestão Comercial e Vendas. Formação em Administração de Empresas e Negócios. Cursos de Atualização em: ÉTICA - e - RECURSOS HUMANOS - FACULDADE GETULIO VARGAS-2008. Gestão Comercial. Gestão de Pessoas. Gestão de Equipes Comerciais. Acompanhamento de Desempenho e Feedbacks. Gestão de Grandes Contas. Fidelização de Clientes. Gestão de Trade Marketing. Administração Voltada em Resultados. Elaboração e Gestão de Campanhas de Vendas e Divulgação de Produtos e Empresas.. CONSULTORIA EMPRESARIAL. Organização e Reestruturação da Area Comercial. Contatos, através do email:nbs.administracao@gmail.com msn: nbsousa_2005@hotmail.com


Rating: Not yet rated

Comments

No comments posted.

Add Comment

Your Name:


Your Email:


Comment






Sandra Luz
351 artigos
nbdesousa
105 artigos
luizeba
86 artigos
profbrenoaguiar
66 artigos
Robson Fernando
65 artigos
Alexandre Vieira
50 artigos
calvete
33 artigos
lchen
31 artigos
Archimedes Marques
29 artigos
Izaara Alvarenga
28 artigos